Faz alguns meses que estou morando em Nova Iorque e confesso que estou surpresa com a quantidade de passeios gostosos que dá pra fazer na cidade sem gastar um centavo. Para quem está vindo conhecer, os cinco lugares que recomendo e considero imperdíveis são:

 

1) Brooklyn Bridge

A ponte do Brooklyn é linda e leva apenas uns vinte minutos para atravessar a pé. Para quem gosta de fotografia, é um passeio que rende imagens bonitas tanto durante o dia como durante a noite. Minha sugestão é ir no fim da tarde, logo antes do pôr-do-sol, e esperar um pouquinho para ver as primeiras luzes dos prédios se acendendo quando a noite cair.

Não esqueça de ir com sapatos confortáveis pra caminhada e de levar roupas apropriadas pra enfrentar um pouquinho mais de frio por conta do vento lá em cima. E fique atento com a pista exclusiva para ciclistas: não pare para tirar fotos no meio do caminho deles!

Para atravessar, você pode começar o percurso no Brooklyn e ir até Manhattan, ou fazer o contrário: começar em Manhattan e caminhar até o Brooklyn. Se você tiver tempo livre após esse passeio, sugiro começar em Manhattan e emendar com o item 2 dessa lista, logo abaixo.

 

2) Brooklyn Bridge Park

IMG_2019

É meu parque preferido na cidade. Não tem a imensidão do Central Park, mas é aconchegante e proporciona uma vista linda da skyline de Manhattan. Os gramados são perfeitos para um piquenique e no Pier 1 tem até algumas mesinhas com cadeiras se você não gosta de sentar no chão. Para quem quiser ir além do piquenique, tem churrasqueiras no Pier 5 que podem ser usadas sem nenhum custo: só trazer a sua comida, carvão e o que mais você for precisar.

Para quem vai com crianças, tem um carrossel (pago) na área do Empire Fulton Ferry. Você pode conferir o mapa e a programação de eventos (no verão acontecem vários shows!) no site oficial do parque: http://www.brooklynbridgepark.org/pages/map

 

3) The High Line

É um parque público construído em uma linha de trem elevada que foi desativada, na região do Chelsea em Manhattan. Tem vários lugares pra você sentar e ler um livro, comer um lanche ou simplesmente descansar. A vista da cidade é bonita e normalmente tem algumas exibições artísticas e eventos.

Verifique os horários de funcionamento antes de visitar (muda de acordo com a estação): https://www.thehighline.org/visit

Para conferir a programação de eventos: https://www.thehighline.org/activities

É um passeio que dá pra emendar com o item 4, pois ficam bem próximos.

 

4) Chelsea Market

IMG_1885

É um mercado com frutas, verduras, temperos, vinhos e alguns itens pra casa. Vale a pena a visita, nem que seja pra um passeio rápido, pois ele é todo arrumadinho e tem alguns itens que vão dar água na boca.

Confira o horário de funcionamento no site: http://www.chelseamarket.com

 

5) Lincoln Center & Target Free Thursdays

IMG_2077

O Lincoln Center é um complexo de teatros e salões, sede de várias companhias artísticas, que ocupa mais de uma quadra inteira em Manhattan. O passeio pelo exterior já vale a pena, pois é um local muito bonito, e as escadas iluminadas são encantadoras à noite.

Nas quintas-feiras, a loja Target patrocina uma programação cultural no David Rubenstein Atrium, sempre às 19h30. Chegue um pouquinho antes pra garantir um lugar pra sentar!

Confira a programação (e verifique o endereço para entrada, pois é fácil se perder no complexo) no site deles: http://atrium.lincolncenter.org/index.html#calendar