2010 pode ter começado bem para muitos de nós, mas as chuvas detonaram – e devem continuar o seu trabalho de destruição. Angra dos Reis, Petrópolis, Cunha, São Luiz do Paraitinga… espero que a lista não aumente muito.
Como sempre acontece nos casos de necessidade, há várias campanhas para ajudar o povo de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica que está ilhada devido às chuvas de verão.
Quem começou a onda foi a Gabriela Bia, em cima do lance, na nossa lista de discussão…
Hoje vi pela televisão que a cidade de São Luiz do Paraitinga está ilhada e coberta de água e, como tenho amigos nesta pequena e graciosa cidade, me desesperei.
Como a cidade está sem luz, as baterias dos celulares disponíveis já se esgotaram e só soube por um amigo (cuja casa está embaixo d’água) que todos passam bem, embora muitos tenham perdido suas casas por inteiro, seja por avalanche de terra, seja por estarem 100% encobertas de água.
Para quem não conhece São Luiz do Paraitinga, a cidade fica próxima a Taubaté – SP e é um dos pólos culturais da região, que inclui serestas e eventos folclóricos, shows musicais gratuitos na praça (de artistas consagrados como Paralamas do Sucesso e Lenine, entre outros que não me recordo no momento), grandes eventos religiosos (como a festa do Divino) e um carnaval de marchinhas e blocos de rua inigualável. Ah! Também é a cidade de nascimento de Oswaldo Cruz, médico, cientista e que tornou a vacinação obrigatória no Brasil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Cruz).
Eu me apaixonei pela cidade em função da arquitetura típica e, porque já tive o prazer de fazer eventos de observação astronômica nos últimos 2 anos tanto na abertura do Festival de Inverno em 2008 (http://casp.multiply.com/photos/album/58/58) quanto na divulgação do Ano Internacional da Astronomia em 2009 (http://casp.multiply.com/photos/album/80/80).
O que é preciso:
Vale tudo. Lembre-se desta listinha quando pensar em quem perdeu tudo nas enchentes.
Mantimentos: água (muita água), macarrão, arroz, feijão, leite em pó, papinha de bebê, ração (cachorro, gato, passarinho), sal, açúcar
Material de limpeza: sabão em pedra e em pó, detergente, desinfetante, papel higiênico, rodos, vassouras.
Utensílios: pratos, talheres, mamadeiras, chupetas, fraldas adulto e infantil, velas, fósforo
Roupas
Colchões, móveis, refrigeradores, fogões…
Veja aqui onde doar na região de São José dos Campos.
Em São Paulo:
- A Base de Apoio da Aliança, na Rua da Quitanda, 80, no Centro de São Paulo, está arrecadando todos os tipos de doações.
- Rádio Metropolitana FM – Av. Paulista, 2220, 14º andar
- Pão de Açúcar da Rua Teodoro Sampaio
- Unidades da Policia Militar em S. Paulo ou no Vale do Paraíba.
Veja, no Vírgula, como ajudar as vítimas de todas as enchentes.
foto: Luiz Yassuda, em CC
5 respostas em “São Luiz do Paraitinga pede ajuda – e as outras cidades também”
[…] This post was mentioned on Twitter by Lucia Freitas, Lis Comunello. Lis Comunello said: RT @luluzinhacamp: post sobre as enchentes, com direito a foto do @yassuda: http://bit.ly/7mdhfp […]
Social comments and analytics for this post…
This post was mentioned on Twitter by lufreitas: post sobre as enchentes, com direito a foto do @yassuda: http://bit.ly/7mdhfp…
Olá!!!! tbm estamos unidos por São Luiz do Paraitinga.
http://raftingbrasil.com
Tem pessoas que devam precisar de hospedagem
urgente porque sao sem casas mais , como
fazer entao para acolher quem precisa mais?