A Samantha Shiraishi convocou uma campanha superbacana, inspirada numa coletiva da Femama: o Outubro Rosa. A idéia é que a gente transmita às nossas queridas leitoras informações sobre o câncer de mama e a sua prevenção.
Lá no post da moça tem informações valiosas, saídas da tal coletiva. Frases de efeito, claro, criadas sob medida para criar efeitos no público-alvo: nós mesmas.
Primeiro ponto: não esperem que eu fique aqui escrevendo mama. ODEIO esta história de chamar seio ou peito de mama – é o nome médico -, me lembra mastectomia e mastoplastia, coisas nada agradáveis…
Em frente: como pessoa humana que encontrou nódulo no seio há três meses atrás – e não foi auto-exame não, é porque eu tenho mania de passar a mão no peito e nas axilas – é fundamental a gente fazer exatamente o que a especialista (mastologista, ó que lindo!) disse:
A mulher tem que se apoderar de seu peito. Ele não é dos homens, nem para fazer inveja nas outras mulheres, nem dos bebês. Seu peito é seu, só seu, minha amiga e leitora. Se ligue nele.
Mamografia é exame de rotina a partir dos 40. E a partir dos 30 para quem tem casos de parentes próximas. Lembrem que 2% dos casos de câncer de mama são em homens, tá?
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) avisa: o câncer de mama é a principal causa de morte na população feminina entre 40 e 69 anos. O Consenso para o Tratamento do Câncer de Mama (PDF) avisa: não há prevenção, embora a medicina saiba que obesidade e tabagismo podem contribuir para o surgimento de tumores. A solução é atenção para detectar o quanto antes:
Faça sua consulta com um ginecologista pelo menos uma vez por ano (nada de faltar, mocinha!).
Para diagnosticar, a mamografia, o auto-exame (a gente só pega quando está grandão, se liguem) e, diz o meu mastologista, em “mamas” densas é bacana usar o ultrassom também. Basta ficar atenta. E se está criando um dramalhão na sua cabeça, aproveita a ocasião e vá fazer uma visitinha para a Dani, do Enzimas Virtuais, que é sensacional e conta tudo sobre a jornada de uma mulher jovem quando descobre um nódulo – e ele é maligno.
Para outras informações, o site Mulher Consciente está aí para isso mesmo: ajudar todas nós a saber mais sobre esta questão.
Pronto! Missão cumprida. Cuidem-se Luluzes. Já já a gente volta com a programação normal – e novidades bacanas.
5 respostas em “Outubro Rosa: seja dona do seu peito”
Lucia, peguei o selinho para colocar no Jane Austen com um versinho de Quintana, como você, também não gosto da palavra “mama”! beijocas, raquel
[…] Alguns Pró Curar Karyne M. Lira Bicho Papel Meu Estilo Nova Pediatria Tô doida Então relaxa Luluzinha Camp Jane Austen Rastro de Carbono Garota Geek […]
[…] sobre nossas aventuras longe deles. As meninas foram incríveis – com campanhas como as das @luluzinhas e da @gabibianco – e o movimento foi ganhando vida própria, me deixando a sensação boa de que […]
[…] uma campanha de blogagem coletiva que aconteceria durante todo o mês de outubro. Abençoadas as Luluzinhas que aderiram com muito entusiasmo e, junto com blogueiras de várias partes do mundo lusófono (e […]
A rede de lanchonetes ‘A Chapa’ em sua unidade da Rua Melo Alves, nos Jardins, criou um lanche todo cor-de-rosa para o Outubro Rosa, O O.R.B.(Outubro Rosa Burger). A cada O.R.B. vendido doaremos R$ 1,00 para a FEMAMA. Mais informações em:www.achapa.com.br ou pelo telefone 3081 3000.Faça parte.
christian@achapa.com.br