Categorias
Notícias

Encontro das Blogueiras Feministas

O encontro do grupo Blogueiras Feministas, em São Paulo, no dia 22 de outubro.

Feministas
O cartaz do encontro, feito por Dani Hasse.

Sábado, dia 22 de outubro, tive o prazer de ir ao 1º Encontro das Blogueiras Feministas. O encontro, fechado para quem é da lista de discussão, me acolheu lindamente. Foi um dia intenso, marcado por duas discussões: As mulheres na comunicação e Feminismo é política.

Primeira coisa: orgulho de ver o modelo que a gente construiu no LuluzinhaCamp funcionar para outras coisas. Sim, o encontro foi organizado pelo grupo, cada uma com a sua função, para acolher quem pôde comparecer. A questão é outra, mas a mulherada continua mostrando que, em matéria de organização é nota mil.

Segundo orgulho: saber que um grupo organizado de blogueiras consegue estar presente em muitos lugares, representar as necessidades da mulher e falar das nossas necessidades. Sim, porque são as feministas, ao fim e ao cabo, que lutam pelos nossos direitos – todos eles, da igualdade de salários à legalização do aborto, passando pelo enfrentamento à violência doméstica. Quem torce o nariz ao feminismo como movimento, acaba dando as costas a questões fundamentais para o bem estar da mulher.

Foi um dia intenso, de encontrar quem só conhecia da interwebs (oi, @fabianamontroni!) e reencontrar muitas queridas (né, Francine Emília?). Os painéis foram bacanas, intensos e bastante debate e questionamento.

Pessoalmente, fiquei muito ranzinza depois do encontro – quem segurou o rojão foi a Denise Rangel, que estava hospedada comigo. Afinal, política tem este efeito: mau humor sem fim. E fica a consciência de que a gente tem que falar sempre, participar mais e fazer tudo o que for possível. Haja humanidade para ser mulher.

4 respostas em “Encontro das Blogueiras Feministas”

Lu,

Por mais cíbridas que tentemos ser, foi um super prazer te conhecer pessoalmente, apesar da correria. (vamos marcar um outro momento, com mais poesia talvez, para conversarmos com mais calma 🙂

Foi uma honra para o grupo ter a sua presença e participação nos debates. Conforme conversamos, é muito importante a presença e troca de idéias com mulheres como você, profissional de comunicação e ‘collaborative entrepreneur’ (entre tantas outras vocações) para fazer essa ponte fundamental entre o mercado e a prática política nessas questões que envolvem a igualdade de gênero, a vigilância pela garantia de direitos já conquistados e a luta por aqueles direitos que ainda não conseguimos garantir.

E, principalmente, o seu apoio na divulgação do que é (e o que não é) o feminismo, incluindo sugestões e visões que podem nos ajudar a combater estereótipos e resignificar a palavra feminismo entre as mulheres que não se sentem identificadas ou representadas por ele 🙂

Um grande beijo, Fabi

ps.: o meu arroba é @fabianamotroni! 😛

Fabi, queridona,
Foi uma delícia te conhecer mais e ver que, sim, dá pra ser feminista com açúcar e afeto. Lutar sem perder a ternura e fazer da igualdade uma bandeira mais tranquila.
Vamos poetar mais – e aproveitar que hoje é aniversário do Drummond!!!
beijo enorme

P.S: só eu pra errar @! Já arrumei! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *