Na lista de discussão do LuluzinhaCamp apareceu um tópico bem interessante sobre umas tais EcoBalls. O nome é engraçado, admito, mas as bichinhas são um produto super interessante para aqueles interessados em ter um estilo de vida cada vez mais sustentável!

Foto por Claudia Regina

Quando as meninas comentaram sobre esse produto na lista eu adorei a ideia e já aproveitei para comprar para mim e testar. Agora que já tenho conhecimento de causa venho contar o que achei para vocês!

O que é e como funciona

As EcoBalls são três esferas com várias bolinhas minerais dentro. São essas bolinhas que fazem o trabalho de remover sujeiras das roupas. Esse vídeo (ligeiramente irritante) da empresa explica mais detalhadamente:

E funciona mesmo?

Funciona! Sem nem um pingo de sabão em pó ou amaciante minhas roupas ficaram limpas e macias. A lavagem de inauguração das bolinhas foi com uma maquinada de roupa bem variada, incluindo pano de prato manchado e engodurado. As EcoBalls se saíram muito bem, não perdendo em nada para os detergentes convencionais. Na realidade, as bolotas saem ganhando, pois são muitas vantagens.

Foto por Claudia Regina

A única desvantagem, já citada em todos os reviews, é que a roupa não sai com aquele “cheirinho” que estamos acostumados a ligar diretamente à limpeza. As roupas ficam sem nenhum cheiro, mas admito que foi super fácil se acostumar com isso.

Vantagens

Economia

Esse ponto é bem importante para mim! E as EcoBalls se deram muito bem nesse quesito: custam cerca de R$50 e duram 1000 lavagens. No ritmo de lavagens aqui em casa isso quer dizer que elas vão durar até 10 anos (!) e estarei fazendo uma economia de mais de R$300 somente em detergente em pó. Considerando o amaciante e a energia elétrica economizada no ciclo de enxágue esse valor pode até dobrar!

Meio ambiente

As bolinhas não usam produtos químicos então a água que sairá da sua máquina terá somente sujeira. Para quem tem um jardim ou um sistema de reaproveitamento de água isso é perfeito, pois ela poderá ser usada para irrigação ou até mesmo no vaso sanitário. Eu moro em apartamento e não tenho muito o que fazer com a água, mas já é uma vantagem não jogar mais química no sistema de tratamento da minha cidade.

Outra consequência de não usar química é que elas não criam espuma, dispensando o ciclo de enxágue. Isso é bom para a economia (como já citado acima) e também para o meio ambiente, pois você estará consumindo menos energia e menos água potável.

Como duram centenas de lavagens você também não irá precisar jogar no lixo tantas embalagens de detergente + amaciante quanto faria anteriormente.

Facilidade

A facilidade de uso é incrível! Você coloca as 3 bolotas na máquina, lava as roupas, e tira as bolotas para que elas sequem. Qualquer um pode fazer isso sem nenhum perigo, inclusive a criançada (vamos colocá-los pra lavar as próprias roupinhas? rs…) A minha máquina, especificamente, é um modelo bem antigo. Na hora de lavar roupa é preciso ficar de olho para colocar o amaciante, pois ela não tem aqueles “dispensers” específicos. Agora é só jogar as bolinhas lá e desligar na hora do enxágue. As máquinas mais modernas até oferecem o pulo do enxágue, o que deixa tudo ainda mais simples.

Refil - Foto por Claudia Regina

Outras vantagens

O produto é hipoalergênico (ótimo para aqueles que desenvolvem alergia ao sabão em pó usado na lavagens de suas roupas e para roupas de bebês) e como não usa química é uma maravilha para lavagem de tecidos mais delicados e coloridos.

Veredicto final

Estou usando as EcoBalls por menos de um mês e já garanto que são um produto must-have para todos. Desde a economia até o meio ambiente elas só trazem vantagens! Agora só fico com uma sensação: por que não descobri isso antes?

Onde comprar: loja da EcoZone | Ebay

Fotos: Claudia Regina