Dente-de-Leão

Dente-de-Leão

Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar. Geoge Herbert

Vai por mim, Luluzinha: Quanto mais difícil for o perdão, maior a sua evolução por conseguir liberá-lo na vida de alguém.

Perdoar não é fácil. A gente machuca e se machuca o tempo todo. Parece que faz parte da nossa natureza imperfeita, faz parte da nossa humanidade esse constante ato de errar.

Sabe qual é o grande problema? É que para cada perdão contido você tem uma mágoa fazendo looping no seu coração. Quando a gente não desapega da dor, acaba revivendo tudo de novo e de novo e de novo.

Pare agora com este ciclo!

O dia em que eu deixei tudo para trás

Meus pais separaram-se quando eu tinha 6 anos e desde então eu cultivei muita mágoa do meu pai pelo destino que me foi negado.

Culpava meu pai por não ter a presença dele, pela falta de grana, por não ter estudado em uma escola melhor, por ter sido privada do conhecimento dele que teria me transformado num adulto totalmente diferente.

Culpava meu pai por ter sido covarde, por não ter me levado para morar com ele, por ter tido outros filhos, por não ter cumprido nenhuma das promessas que me fez na vida, por não me proteger, por não estar lá e por um sem fim de possibilidades na minha linha do tempo que dependiam dele.

Demorou mais de 20 anos para eu entender que meu pai era apenas um humano como qualquer outro. Quando eu voltei a conviver com ele, pude entender que não era desamor, longe disso, mas era o máximo que ele poderia fazer do jeito que ele é.

Soube do quanto chorou por mim, do quanto se preocupou (do jeito dele) e do quanto acreditou realmente que esteve fazendo a coisa certa.

Quando eu entendi que somos todos humanos e que todos nós temos limitações, foi mais fácil perdoar.

O perdão é deixar as mágoas para trás e seguir adiante.

É viver olhando para frente!

Perdoar é Libertar

Não importa qual é a sua crença, perdoar é libertação sempre.

Quanto tempo faz que aquela mágoa aconteceu? Será que aquela situação poderia ter acontecido diferente? Será que você esperava de alguém um comportamento que a pessoa não estava pronta para te dar? Será que tudo foi um desencontro de expectativas?

E a proporção dos problemas? Será que é tão grave assim? Será que vale mais a pena estar certo ou ser feliz?

Estas são algumas perguntas que a gente precisa se fazer constantemente.

Pedir perdão é crescimento

E como você é pura humanidade, certamente causou mágoas aos outros também. Tire da cabeça este lance de que pedir desculpas é se rebaixar. Pedir desculpas é sinal de crescimento. Reconhecer suas falhas é oportunidade de evoluir como pessoa.

Então aproveite e faça uma lista de pessoas com quem você não fala mais e crie um planejamento para pedir desculpas. A estratégia vai de caso para caso e a internet facilita muito nisto. Dá para resolver por e-mail? Resolva! Se exigir mais de você, se dê ao trabalho e aceite como parte do preço pela mágoa causada.

Faça a sua parte e esteja pronto para fracassar

Nem sempre teremos um final feliz nas reconciliações. Não espere zerar tudo e também não se obrigue a relacionar-se com alguém mesmo depois do perdão. Você não precisa repetir padrões ou manter por perto pessoas que não fazem bem a sua vida, mas você é 100% responsável pelas suas atitudes. Você pode perdoar, você pode pedir perdão. O que o outro vai fazer já não é algo que você possa controlar e muitas vezes a contrapartida é bem injusta.

Prepare-se para fracassar, mas tenha em mente que fazer sua parte já vai te fazer sentir muito melhor. <3