Yoko Ono, artista plástica e viúva de John Lennon, disponibilizou em seu canal do youtube o documentário Bed Peace, que acompanha o famoso protesto Bed-In. John e Yoko tinham se casado recentemente e decidiram usar a popularidade do evento para promover a paz. Ficaram uma semana em um quarto do hotel Hilton em Amsterdã, cercados por visitantes e jornalistas para pedir o fim da guerra do Vietnã. O protesto foi repetido em Montreal, atraindo enorme atenção midiática com um ato que até hoje permance icônico na cultura pop. No segundo final de semana, nasceu a canção “Give Peace a Chance”.

Yoko e John, no Bed-In

O objetivo de disponibilizar o documentário é apoiar pacifistas, Yoko resolveu liberar o vídeo nesta semana por conta da onda de violência em Londres. O vídeo fica no ar só até 21 de agosto, portanto corra para dar o play aí embaixo. Junto com o documentário Yoko deixou a seguinte mensagem:

“Queridos amigos,

Em 1969, John e eu fomos ingênuos ao pensar que fazendo o Bed-In ajudaria a mudar o mundo. Bem, pode ter ajudado. Mas na época, nós não sabíamos.

Mas foi bom que filmamos tudo. O filme é muito poderoso agora. O que dissemos naquela época poderia ter sido dito agora.

Na verdade, há coisas que dissemos no filme que podem encorajar e inspirar os ativistas de hoje. Boa sorte para todos nós. Vamos lembrar que a GUERRA ACABA se nós quisermos. Está nas nossas mãos e de ninguém mais. John gostaria de ter dito isso”.

Amor, Yoko.