Nós arrecadamos 106 quilos de roupas e a LG multiplicou por quatro o peso. E foi inteligente. Quando a nossa patrocinadora foi comprar as “roupas” atendeu às necessidades específicas de cada instituição. O Larzinho, que ganhou a lavadora, precisava muito de panos de prato e toalhas de mesa, então em um saco eles receberam ¼ das roupas que as Luluzinhas doaram e outro com o mesmo peso com o que precisavam.

A Mafrinha, nossa olheira, foi quem acompanhou a entrega, porque dona Lu Freitas teve um pequeno imprevisto e não pode ir.

Ficamos conversando um tempo com a Célia, que é uma das diretoras da instituição, e com o Sérgio, coordenador dos cursos. Eles contaram a história do Larzinho e sobre os três cursos que oferecem: administração; gastronomia; artes, moda e decoração. São duas turmas de cada de manhã e duas à tarde. Todos almoçam por lá. A comida feita pela Fátima ou então preparada pelos próprios alunos de Gastronomia na aula. No dia da visita, o cardápio era arroz com maçã e carne com molho de amoras – colhidas no quintal da instituição.

Depois desta conversa, fomos conhecer o resto da instituição, que fica num sobrado. Começamos pela cozinha/sala de aula. No segundo andar visitamos as salas de administração, uma biblioteca pequenininha onde ficam também alguns trabalhos de arte. Agora eles estão começando aulas de teatro e o material cênico fica guardado neste andar também.

Descemos pro refeitório, onde as paredes estão forradas de grafites feitos pelos alunos. A sala de informática fica na parte de baixo da casa também. O professor recicla as máquinas, pra eles usarem, pra serem vendidas no bazar deles ou doadas pra outras instituições. Depois de conhecer o laboratório de informática, provamos a ótima polenta feita pela D. Fatima.

Atrás do refeitório tem um quintalzinho com algumas árvores, onde eles colhem coisas pra cozinha, e alguns banheiros. As paredes todas grafitadas por eles também. Depois do tour voltamos pra recepção, onde estavam os presentes e tiramos as fotos da entrega dos prêmios e da carta de doação (imagem abaixo).

Carta Doação

Fotos: Eli Mafra, CC